quinta-feira, 10 de março de 2011

Meio ambiente: o que fazer com pneus velhos?


Pneus Velhos.
O pneu que não pode mais ser reformado para o uso nos carros, ônibus, caminhões e outros tipos de veículos deve ser retirado adequadamente de todo o território nacional, com vistas à preservação do meio ambiente e proteção à saúde pública.
Os pneus inservíveis (que não servem mais) coletados permitem várias utilizações, podendo, por exemplo, ser transformados em combustíveis alternativos no processo produtivo da indústria de cimentos, aplicados como asfalto de borracha, ou usados em novos artefatos, como tapetes para carros, percintas de sofás, pisos industriais, entre outros.
Por isso, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) criou o programa de coleta e destinação de pneus inservíveis em todo o país, que já deu destinação correta a mais de 70 milhões de pneus. Esse programa atende às exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e conta com a fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA).
Para ampliar o programa, a ANIP conta com a participação da população, que começa a se integrar gradativamente ao esforço do governo e da indústria. Para facilitar a coleta, a ANIP tem criado continuamente centros de recepção de penus inservíveis - "Ecopontos" - em parceria com as prefeituras e comunidades das cidades e regiões metropolitanas brasileiras. Assim, permite-se a participação e o envolvimento, cada vez maior, do consumidor brasileiro.
Veja como você pode colaborar, deixando seu peneu velho no Ecoponto ou revendedor de pneus mais próximo. Saiba mais sobre o programa e os pontos de coleta em sua região no site http://www.anip.com.br/.
A preservação do meio ambiente está em nossas mãos. Deixe seu pneu no Ecoponto ou em um revendedor de pneus mais próximo.

(*) Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - ANIP

Nota: em Sorocaba, grande parte dos pneus velhos são destinados para a indústria Borcol, fabricante de artefatos de borracha. Para a trituração dos pneus velhos que se encontram em seus terrenos-depósitos, a Borcol recebeu máquinas especiais da ANIP. Redação Natureza Melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário