sexta-feira, 1 de julho de 2011

A sustentabilidade começa no jardim de casa

Pequenos jardins de vegetação nativa, com orquídeas envoltas em troncos de madeira e paredes verdes. A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade começa a se mostrar presente em varandas e quintais de residências. No Rio de Janeiro e em São Paulo, paisagistas passam a trabalhar com projetos nos quais não só lidam com o aspecto estético, como ajudam a preservar o ecossistema local. É uma maneira de contrabalancear o desgaste da natureza com o intenso crescimento do mercado imobiliário dos últimos anos.
A arquiteta e paisagista Ana Iath, especialista em conservação da biodiversidade, tem projetos tanto em varandas de apartamentos como em parques públicos. O foco é sempre na preservação da vegetação nativa - espécies como orquídeas, bromélias e árvores frutíferas, dentre elas as pitangueiras, goiabeiras e araçazeiros. Boa parte do seu trabalho está na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
- A flora do bairro é extremamente bela e resistente às condições climáticas locais. O uso destas espécies nos projetos paisagísticos permite que os animais nativos tenham refúgio e alimento para sobreviver. É uma tentativa de garantir um reequilíbrio deste ecossistema - explica.

A arquiteta já plantou mais de mil mudas nativas na Barra e no Recreio. Vão desde orquídeas a árvores de grande porte. A cada novo projeto, Ana faz questão de orientar o público com os cuidados necessários para a manutenção destas espécies.
A designer Monica Cintra, por sua vez, criou uma maneira original de não apenas conservar a vegetação nativa, mas também reciclar madeiras. Orquídeas são plantadas em pedaços de troncos que, teoricamente, não serviriam para nada. Após a sobreposição, a instalação é fixada na parede. Após alguns meses, a vegetação começa a "abraçar" a madeira, criando um aspecto peculiar no ambiente.
- É algo fácil de fazer e que, com certeza, ajuda a preservar o ecossistema local - diz Monica.
Já a paisagista Maritza Orleans e Bragança diz que uma boa maneira de preservar o ambiente sem ocupar muito o espaço dentro do imóvel é investir em paredes verdes. Além do aspecto agradável, o morador ganha uma casa mais fresca.
- Muda totalmente a cara do ambiente. Na aparência e também no clima. É uma bela maneira de preservar a vegetação sem fazer com que ela ocupe muito o espaço dentro de casa - garante.

Fonte: OGlobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário