terça-feira, 27 de setembro de 2011

Acordo entre Furnas e chinesa vai explorar energia limpa

Contrato da Furnas com China Three Gorges
 Corporation tem validade de seis anos.

A empresa de energia Furnas informou hoje, em comunicado, ter firmado acordo de cooperação com a empresa (CTGPC). O acordo, com validade de seis anos, estabelece parceria para buscar oportunidades técnicas e comerciais em energia limpa e renovável, além de intercâmbio de conhecimento e tecnologia. A parceria foi estabelecida durante missão empresarial à China liderada pelo presidente de Furnas, Flavio Decat. 


A atuação conjunta das empresas não será apenas em solos brasileiro e chinês, mas também buscará oportunidades em todo o mundo. Segundo o acordo, as prospecções de novas oportunidades no Brasil serão sempre coordenadas por Furnas e a CTGPC será sócia minoritária no capital da nova sociedade. 


Caso o negócio seja fechado na China, a estatal chinesa coordenará o processo, enquanto Furnas atuará como sócia minoritária. Uma equipe de trabalho será formada em cada país, com o objetivo de discutir detalhes da implementação da cooperação bilateral e elaborar planos de ação para a seleção de projetos de investimentos conjuntos, intercâmbio de tecnologia e pessoal, além de programas de treinamento. Estão previstos, ainda, um intercâmbio técnico anual e a realização de workshops nos dois países. 


A empresa, de acordo com informações de Furnas, construiu uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a de Três Gargantas, no Rio Amarelo, na China. Ainda segundo o comunicado, a CTGPC deve colocar em operação nos próximos dois anos projetos de geração hidrelétrica da ordem de 20 mil megawatts, bem como de energia eólica e solar.


Fonte: Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário