segunda-feira, 21 de março de 2011

2º Fórum Mundial de Sustentabilidade em Manaus: Bill Clinton, Arnold Schwarzenegger e Richard Branson presentes no evento


O 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, entre os dias 24 e 26 de março (quinta a sábado), no Hotel Tropical, em Manaus (AM), tem como tema principal “Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social da Amazônia e do Planeta”. Realizado pela Seminars e promovido pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), reúne 600 lideranças empresariais, políticas, ambientais em defesa das práticas e mecanismos bem-sucedidos para o desenvolvimento sustentável mundial. O evento conta com exposições do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton; do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger; e do fundador e presidente do Grupo Virgin, Richard Branson, além de diversos especialistas na área.
O Fórum será aberto por Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente do Brasil; Omar Aziz, governador do Amazonas; Eduardo Braga, senador da República; Amazonino Mendes, prefeito de Manaus e João Doria Jr, presidente do LIDE. Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia, abrirá o ciclo de palestras ao lado do amigo e cineasta James Cameron com o tema “Políticas Públicas a favor da Sustentabilidade”; seguido por Dan Epstein, diretor de Sustentabilidade e Regeneração Urbana dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, com os “Grandes Eventos e Cidades Sustentáveis”.
No segundo dia Richard Branson, fundador e presidente do Grupo Virgin, apresentará “Estratégias Empresariais para a Descarbonização da Economia”; o autor e ativista ambiental Adam Werbach fará a palestra “Internalizando a Sustentabilidade nas Empresas”; o líder ambientalista, autor e empresário Paul Hawken falará sobre “O Brasil e a Dinâmica da Sustentabilidade”; e um debate com os dois últimos sobre “Como colocar o Negócio a favor do Planeta”.
Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, abre o terceiro dia do FÓRUM com o tema “Humanismo e Sustentabilidade”; logo após, o ex-secretário do Meio Ambiente, Fabio Feldmann, fará exposição sobre “Um Projeto de Sustentabilidade para o País”; o senador do Amazonas, Eduardo Braga, apresentará “Desenvolvimento Sustentável da Floresta Amazônica”, e as conclusões do Fórum serão feitas por João Doria Jr., presidente do LIDE e Omar Aziz, governador do Amazonas, com a leitura do Manifesto “Por um Planeta mais Sustentável”.
“O objetivo é demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta e suas implicações para a região e o mundo”, declara Sergio Waib, presidente da Maior Entretenimento. Marcelo Politi, diretor-geral da Seminars afirma, “É de extrema importância a discussão sobre a proteção ambiental e seus valores sustentáveis”. “Vamos criar um compromisso político e empresarial com o desenvolvimento sustentável do planeta”, finaliza João Doria Jr., presidente do LIDE.
A Seminars preparou um plano de gestão socioambiental para o evento, que inclui priorização de consumo de produtos e alimentos da região, redução do consumo de materiais, utilização de itens de baixo impacto e com procedência comprovada, e a gestão de resíduos sólidos com incentivo a cooperativas locais. Além disso, será realizada a quantificação e compensação do impacto ambiental (gases de efeito estufa) de todas as suas atividades antes, durante e depois do evento, por meio da aquisição de créditos de carbono provenientes de projetos ambientais brasileiros certificados, obedecendo-se os critérios definidos no Programa Evento Neutro [www.eventoneutro.com.br]. O projeto escolhido pela Seminars para compensar este impacto ambiental foi o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Juma, da Fundação Amazonas Sustentável.
No encerramento do 2º Fórum, a iluminação interna do Teatro Amazonas será desligada, durante uma hora, em uma ação mundial da WWF, organização não-governamental voltada para a conservação da natureza, com o intuito de chamar a atenção para o Aquecimento Global. A iniciativa - intitulada Hora do Planeta – acontecerá às 20h30.
A Nestlé será a patrocinadora máster do evento. As empresas patrocinadoras são Bradesco, Coca-Cola, Sabesp, Semp Toshiba e HRT. Itautec, Honda, Natura, Procter & Gamble e Videolar são as apoiadoras do projeto, enquanto Basf, Carrier, E.M.S., Grupo Pão de Açúcar, Faber Castell, KPMG, LG, Mapfre Seguros, Nokia, Nossa Caixa Desenvolvimento, Oi e Yamaha entram com cotas de participação e Dafra, Harley Davidson, Whrilpool, Kasinski, Kawasaki e Albert Einstein como colaboração. Avis, Burti, CDN, Central de Eventos, Chris Ayrosa Projetos Cenográficos, Décor Books, Dedic GPTI, Eccaplan, ENC Interativa, Faber Castell, Getty Images, Lua Nova, Mapfre Seguros, Oi, PR Newswire, Prosegur, TAM, Tropical Manaus e Wizard são os fornecedores oficiais da iniciativa. A Crítica, Band News, Rádio Bandeirantes AM, Brasil Econômico, O Estado de S.Paulo, PropMark, IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, Época, Época Negócios, Terra, Rede Record e Elemídia são os mídia partners. The Economist, a principal publicação sobre economia do mundo e a CNN são os Global Mídia Partners. O 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade terá apoio institucional do governo do Amazonas e da Organização das Nações Unidas (por meio do Instituto Humanitare e do projeto Internacional Year of Forests 2011). GBC Brasil, Fundação Amazonas Sustentável, ITPA - Instituto Terra de Preservação Ambiental, SOS Mata Atlântica e Panetearth são os parceiros estratégicos.
Perfil-A Seminars é uma empresa resultado da associação do Grupo Doria, comandado por João Doria Jr., e a Maior Entretenimento, presidida por Sergio Waib, que faz parte do Grupo ABC. Tem como objetivo desenvolver o mercado de palestras, seminários e workshops nas áreas de negócios, política, economia e tecnologia. A Seminars organiza eventos sempre com personalidades relevantes, nacionais e internacionais, que sejam autoridades em suas áreas de atuação, como o ex-secretário geral da ONU e prêmio Nobel da Paz, Kofi Annan, o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, o cineasta James Cameron, o ecólogo Thomas Lovejoy, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.
LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui sete anos de atuação, registrando crescimento de 700%. Atualmente são 750 empresas associadas (com os braços regionais), que representam 46% do PIB privado nacional. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios. Redação Natureza Melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário