segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Calculadora ecológica avalia impacto de atividades cotidianas

Ao utilizar a calculadora, o visitante relaciona 
informações como os aparelhos domésticos 
que possui, a quantidade de lixo que produz e 
quantas pessoas moram na residência.
A comerciante de roupas, Elaine Araújo, 29 anos, precisa plantar 41 árvores. Ela soube desse novo dever após utilizar a calculadora ecológica, que está no espaço de Negócios Verdes e Sustentáveis da Feira do Empreendedor. “É uma ação interessante para nos dar noção do quanto a gente degrada a natureza sem perceber”, afirmou. Para simbolizar a nova tarefa na vida de Elaine, ela recebeu um papel reciclado com sementes para serem plantadas. “Farei isso no meu sítio”, garantiu.

“Quem mora sozinho, por exemplo, polui muito mais, porque usa uma lâmpada acesa e uma televisão ligada para consumo de uma só pessoa”, detalha a coordenadora de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Djane Santiago.

Ao utilizar a calculadora, o visitante relaciona informações como os aparelhos domésticos que possui, a quantidade de lixo que produz e quantas pessoas moram na residência. Ao final, recebe a informação de quantas árvores deverá plantar para retirar do meio ambiente o gás carbônico emitido.

Ainda durante a Feira haverá mais ações de sustentabilidade em parceria com o Ifba. Dentre elas, a utilização de restritores de vazão de água nas torneiras dos banheiros. O instrumento diminui o consumo em 40%. Além disso, o instituto vai trocar os copos descartáveis dos expositores por garrafinhas personalizadas de água. A estimativa é de uma redução de mais de 3 mil copos descartáveis por dia de Feira.

De acordo com a coordenadora da Feira do Empreendedor 2011, Adriana Moura, a iniciativa diminui o impacto ambiental do evento e orienta os visitantes e expositores sobre o consumo consciente. “Também orientamos quem quer montar um negócio sobre a importância da gestão socialmente responsável, pensando nas gerações futuras”, disse.

Fonte: Fábio Vasconcelos, Exame e Agência Sebrae de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário