terça-feira, 30 de agosto de 2011

Usina que gera energia a partir do lixo em Mineiros opera em 2012

Uma usina de geração de energia elétrica a partir do lixo urbano e industrial está em processo de construção em Mineiros, no Estado de Goiás. O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Vilela, está acompanhando de perto todo o andamento da obra, que fica ao lado do atual lixão, na zona rural da cidade.  

De acordo com o secretário a expectativa é que até no início do ano de 2012 a usina já entre em pleno funcionamento. “Isso já é feito em países mais desenvolvidos. Você resolve um problema que é de saúde pública e ambiental e cria uma solução de fonte de energia limpa”. 

Vilela explica que não vai mais poder haver lixões após 2014, de acordo com a Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para ele, sair do lixão para a construção de aterros sanitários já é um passo importante. “Mas não podemos encarar o aterro como resultado final. Chegamos ao aterro sanitário? Vamos evoluir para a produção de energia, principalmente do resíduo orgânico, que é cerca de 50% de todo lixo produzido”. 

Em Mineiros a tecnologia que será utilizada na usina através de Parceria Público-Privada (PPPs) é a tocha de plasma. Vilela comentou que há interesse de muitos municípios para dar fim aos lixões, e que já estão discutindo a melhor tecnologia e a forma de implantá-las para acabar com o problema do lixo. O papel da Semarh é difundir essas tecnologias, articular junto aos prefeitos, licenciar as áreas e tecnologias, além de fiscalizar os projetos para implantação. 



Fonte: GoiásAgora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário