Uma parceria entre a Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) e a fabricante de painéis fotovoltaicos Solaria, empresa espanhola, prevê a construção da usina já no ano que vem, na cidade de Sete Lagoas.
O investimento inicial gira em torno dos R$ 40 milhões, dos quais R$ 25 milhões serão direcionados especificamente para a construção da usina.
Tanto dinheiro assim deve-se ao fato de que a energia solar ainda é quatro vezes mais cara, quando comparada aos modelos atuais brasileiros, por falta de investimento no setor, o Brasil tem que importar a tecnologia o que, obviamente, encarece e muito o projeto.
O local exato para a construção da usina, ainda não foi divulgado, mas a cidade de Sete Lagoas foi escolhida pela proximidade com Belo Horizonte e Aeroporto de Confins. Além de possuir um bom indíce de radiação e pertencer ao projeto “Cidades do Futuro”, no qual a Cemig realiza testes de destribuição e modernização do sistema elétrico.
A Usina terá capacidade de gerar 3MV de energia, o que serve para abastecer um município com cerca de 3 mil habitantes.
Parece muito pouco pra você?
Pode até parecer, mas a expectativa é de que com esta usina, o Brasil comece a engatinhar neste quesito e dominar um pouco mais desta tecnologia de geração de energia verdadeiramente limpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário