segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Empresas se unem para descarte correto de lâmpadas fluorescentes

Em 2010, participaram da ação quatro
empresas e quase mil lâmpadas foram
coletadas pelo caminhão. 
Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental, o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades) realiza neste mês de setembro, a 2ª Campanha Empresas Ligadas, que reúne várias empresas para a destinação correta das lâmpadas fluorescentes inutilizadas.

Segundo a coordenadora do Iades, Mariângela Camargos, trata-se de uma campanha de coleta e conscientização sobre o descarte incorreto das lâmpadas fluorescentes queimadas. “Um material como esse descartado no lixo comum aumenta o risco de contaminação do solo, da água, das pessoas e dos animais” explica a coordenadora.

A Lei Federal nº 12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Lei Estadual do COPAM nº 18.031/2009 – Política Estadual de Resíduos Sólidos regulamentam o descarte dessas lâmpadas. “As pessoas utilizam mais as lâmpadas fluorescentes por causa do baixo consumo, cerca de cinco vezes menos energia que a tradicional e pela durabilidade delas, mas o risco à saúde e ao meio ambiente é grande por causa dos compostos químicos da lâmpada” comenta a encarregada de segurança e meio ambiente da Agronelli, Alline Custódio.

Os agentes químicos contidos nas lâmpadas fluorescentes são prejudiciais como o mercúrio que é um metal tóxico, cancerígeno, que provoca insônia, falha de memória, fraqueza muscular; o cádmio que causa tosse, falta de ar e pode levar até a morte; e o chumbo que pode causar náuseas e confusão mental nas pessoas.

“A união das empresas para o descarte das lâmpadas, além de proporcionar uma economia considerável no frete, mobiliza a conscientização sobre as questões ambientais”, alerta a coordenadora do Iades, e lembra que esta é a 2ª edição da Campanha Empresas Ligadas em Uberaba.

No ano passado, participaram da ação quatro empresas e quase mil lâmpadas foram coletadas pelo caminhão. As empresas interessadas em participar do “Empresas Ligadas” pode entrar em contato com o Instituto Agronelli pelo telefone            (34) 3313-0770      .


Fonte: FarolComunitario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário