A Accor acaba de lançar a Earth Guest Research, uma plataforma de
partilha de informação sobre temas sociais e ambientais, relacionados
com a indústria hoteleira. O objectivo é contribuir para a evolução do
sector, tornando as investigações e metodologias sobre desenvolvimento
sustentável disponíveis para os operadores turísticos e para o público
em geral. A primeira edição da pesquisa pioneira tenta descobrir as
preocupações e expectativas dos hóspedes em relação ao tema.
O estudo, realizado pelo instituto francês de pesquisa de mercado
IFOP, incluiu sete mil participantes, da
Austrália, Brasil, China,
França, Alemanha e Reino Unido, que passaram, no mínimo, uma noite numa
unidade hoteleira entre Agosto de 2009 e Agosto de 2010. Os resultados,
disponíveis o site da Accor,
dão conta de que os mais interessados em desenvolvimento sustentável
são homens jovens, em viagens de negócios, que frequentam hotéis de gama
económica. No entanto, as mulheres não estão muito atrás neste tipo de
preocupações, sendo que são menos porque são em menor número quando se
fala em mundo dos negócios. A gama económica de hotéis também é a
privilegiada no perfil devido, sobretudo, à idade dos seus visitantes.
Além disso, a pesquisa concluiu que há um consenso global sobre água,
energia e resíduos, sendo que os clientes brasileiros demonstram
especial atenção para com o desenvolvimento local e os chineses com a
saúde e o bem-estar. Numa questão de resposta fechada, os hóspedes
identificaram o combate ao turismo sexual infantil como a prioridade
máxima da indústria hoteleira, o que revela que os clientes estão
especialmente atentos a acontecimentos externos relacionados com a
actividade directa do hotel.
Os participantes da pesquisa projectaram as ONGs e as organizações
internacionais para o último lugar da escala de responsabilização do
desenvolvimento sustentável. Esta atitude revela que o tempo de promover
consciencialização e a mobilização na acção chegou ao fim, devendo
agora dar lugar a medidas activas por parte dos clientes. Na França,
Alemanha e Brasil, os inquiridos assumem que são os principais
responsáveis pelo desenvolvimento sustentável, a par do governo. Já na
Austrália e no Reino Unido, apenas 50% acredita na responsabilidade
individual.
Sete em cada dez hóspedes afirmaram ainda preferir um hotel
responsável, mesmo pior localizado ou ligeiramente mais caro. Apesar de
51% desejar que o seu quarto estivesse à temperatura correcta no momento
da chegada, 93% não se importa de o ajustar manualmente, mesmo que para
isso tenha de aguardar alguns minutos. Desde que a sua opinião seja
ouvida e possam ter um papel activo no processo, os hóspedes não se
importam de sacrificar algum conforto em prol do ambiente. No entanto,
66% não espera que isso aconteça, uma vez que o desenvolvimento
sutentável já não é encarado como sacrifício ou associado a uma oferta
de menor qualidade.
Tendo em conta os resultados deste estudo, a Accor revelará a sua
nova estratégia de desenvolvimento sustentável no próximo Outono.
Fonte: GreenSavers.
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