sexta-feira, 20 de maio de 2011

Empresas vão preferir gestores sustentáveis


Três quartos das empresas portuguesas irão, no futuro, favorecer a contratação de gestores que estejam alinhados com a agenda do desenvolvimento sustentável, revelam dados da Associação Portuguesa de Anunciantes. Este foi um dos resultados apresentados na conferência "Os desafios da sustentabilidade para a gestão", organizado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), ontem, em Lisboa. Na sequência desta tendência, a escola prepara-se para lançar, em Setembro, uma pós-graduação em Gestão da Sustentabilidade.
"As empresas começam a olhar para este tópico não só como um contributo para a melhoria do meio ambiente mas também como uma vantagem competitiva", defende Helena Martins Gonçalves, do ISEG. A professora, citando o estudo da APAN, apontou para empresas como a EDP, o BES, a Galp Energia, a Delta Cafés e a PT como as que mais apostam nesta área. De acordo com um estudo da MIT Sloan, o sector automóvel é o que mais investe na sustentabilidade, a nível internacional.
Vítor Gonçalves, professor daquela instituição de ensino superior, aponta que "em grande medida, as práticas de sustentabilidade têm surgido de forma reactiva. Costumam surgir em resposta a problemas concretos como a crescente escassez de recursos naturais", lembra.                                                                                                            
Fonte: Economico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário