segunda-feira, 21 de março de 2011

Prêmio Época Empresa Verde elege melhores companhias para o meio ambiente


Estão abertas as inscrições para o novo Prêmio Época Empresa Verde, que elegerá as empresas brasileiras que detêm as melhores práticas em relação ao meio ambiente. As companhias interessadas já podem se inscrever no site http://www.epoca.com.br/, até 15 de abril. O processo de seleção foi desenvolvido em parceria com a empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). Os resultados do prêmio serão divulgados em reportagens especiais com os vencedores na Edição Verde anual da revista Época, que sairá em junho.
O novo prêmio é decorrência da política editorial da revista, que prioriza os desafios ambientais em sua cobertura e enfatiza a busca de soluções e oportunidades nessa área. Época publica, desde 2006, sua Edição Verde anual, assim como disponibiliza notícias e análises ambientais no Blog do Planeta, desde 2007.
A preocupação com o tema vai além da área editorial. Desde o ano passado, Época circula com papel certificado e chega aos assinantes embalada em plástico reciclado. "Esse novo prêmio faz parte da nossa missão de ajudar o mundo a encontrar respostas para a crise ambiental. Preservar nossos recursos naturais é um dos maiores desafios da atualidade. E podemos contribuir premiando as boas práticas e apontando caminhos a seguir", diz Helio Gurovitz, diretor de redação de Época.
Monitorar as melhores práticas das empresas também confere novos poderes ao consumidor. "As empresas, como maiores consumidoras de energia e recursos do planeta, têm papel preponderante nisso. Bem como os governos”, afirma Ernesto Cavasin, diretor de sustentabilidade da PwC.
A premiação
A iniciativa do Prêmio Época Empresa Verde é uma evolução natural do Prêmio Época de Mudanças Climáticas, criado em 2008, o primeiro a reconhecer a importância da crise climática para os negócios. Em suas três edições, ele premiou as empresas Votorantim Cimentos, Natura, CNEC Engenharia, Andrade Gutierrez, ArcelorMittal e Suzano Papel e Celulose.
Agora, o novo Prêmio Época Empresa Verde passa a considerar todas as dimensões dos cuidados ambientais que uma empresa pode tomar. Ele avalia as políticas em relação ao consumo de energia e água, os descartes de material, e as emissões potencialmente poluidoras. Também considera como a empresa usa embalagens ou incentiva práticas responsáveis entre os consumidores. Além disso, leva em conta que impactos - positivos ou negativos - o negócio tem para a biodiversidade. E a contribuição da empresa para atenuar as mudanças climáticas.
O novo prêmio reconhecerá as empresas concedendo dois tipos de troféu. O primeiro, o Prêmio Época de Mudanças Climáticas, continuará destacando as duas empresas com as melhores práticas em relação especificamente ao aquecimento global. Os troféus vão para uma empresa do setor das indústrias e outra, de serviços.  Os troféus principais do Prêmio Época Empresa Verde irão para a indústria e a empresa de serviços com os trabalhos mais completos em relação a todas as questões ambientais. Finalmente, Época destacará as dez empresas líderes em políticas ambientais. Redação Natureza Melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário