O designer australiano Büro North desenvolveu, em parceria com o Victorian Eco-Innovation Lab, um conceito de guarda-sol que, ao mesmo tempo em que fornece sombra, também coleta a energia do sol. A invenção tem formato de uma cabeça de cobra e é conhecido como “solar-shades” ou sombra-solar.
A intenção dele é proteger as crianças do sol nas escolas e ao mesmo tempo coletar energia solar, além de educar as crianças da escola primária sobre esta fonte de energia. Esses guarda-sóis têm células solares no topo e grandes alças nas bases, que servem para rodar a parte de cima para ter uma orientação eficiente em relação ao sol durante todo do dia. A alça grande, que fica na sombra, permite a rotação suave por crianças e adultos.
O solar-shade é uma possibilidade que integra tecnologias de absorção de energia solar, com funções utilitárias e educacionais. North explicou como o guarda-sol tecnológico foi inventado: “As escolas australianas apresentam seus ‘currículos escolares’ com informações em torno do consumo energético como dispositivo educacional e nós, projetamos este conceito interativo para explorar a conexão visual entre coletar energia e consumir”.
A invenção possui uma superfície de painel solar ampla, unidirecional, com uma face visível para a estrutura, enquanto a maioria das estruturas de coletores solares posiciona os painéis em uma superfície elevada não visível do chão. Displays de LED informam a quantidade de energia que está sendo gerada e se o dispositivo precisa ser girado. Para definir a orientação solar será gerada uma mensagem visual positiva de LED de brilho verde e, para corrigir a orientação incorreta, será indicada a baixa quantidade de coleta de energia com uma LED de brilho vermelho.
Marcas ao redor da base circular indicam a melhor direção tempo específico para gerar sombra pela manhã e à tarde. A área de sombra da estrutura é estendida pelo toldo da seção do painel solar. Os solar-shades podem ser organizados em grupos para se adequar ao tamanho do parquinho e criar as sombras necessárias.
Segundo North, o objetivo do projeto de governo inclui a exposição e exibição da coleta de energia solar; engajar os estudantes desenvolvendo um conceito interativo que requer sua participação; proteger os estudantes do sol no parquinho; informar aos estudantes sobre a coleta de eletricidade, bem como a relação entre quantidade de energia colhida com o mundo em torno deles e, também, proporcionar aos estudantes o benefício direto da coleta de energia solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário