Governador do estado da Califórnia Arnold Schwarzenegger. |
Desde a falha na tentativa de um tratado sobre a mudança climática global, a Califórnia tem tentado uma estratégia diferente para reduzir as emissões dos gases de efeito estufa. O governador Arnold Schwarzenegger está empurrando o Estado e governos regionais em todo o mundo para atuar, dizendo que os esforços devem ser conduzidos localmente na ausência do impulso nacional e internacional.
O governador republicano, na última segunda-feira (15) começou sua terceira e última Cúpula do Clima da Califórnia, na Universidade da Califórnia, Davis, mesmo fora de Sacramento.
A Califórnia chegou a um acordo, com estados do México e do Brasil, de projetos-piloto para proteger suas florestas tropicais em troca de créditos de carbono, iniciativa climática internacional do Governador Arnold Schwarzenegger.
Schwarzenegger usará a última reunião dos Governadores, na cúpula do clima global, como plataforma para anunciar o acordo. Serão avaliados os créditos de carbono gerados pelo REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) como compensação no regime de comércio de emissões californiano, definido para começar em 2012.
Os Governadores do Acre, no Brasil, e Chiapas, no Sul-Oriental do México, vão assinar, nesta semana, acordos na reunião da Universidade da Califórnia, Davis.
“Nosso anúncio amanhã será um acordo entre os três Governadores para de fato mover os projetos destes Estados para o mercado de carbono e esperamos fornecer um caminho para que outros sigam", disse Linda Adams, secretária de Proteção Ambiental da Califórnia, à Reuters, na última segunda-feira (15).
Os acordos de desmatamento evitado ainda devem ser aprovados pela Air Resources Board, na Califórnia. A agência, que supervisiona as regras do regime de comércio de emissões no estado americano, já encaminhou vários projetos de leis para os estados emissores no mês passado.
Estados e províncias de mais de 20 países estão em Davis para, finalmente, definirem os programas para financiar a redução das emissões por desmatamento e mais amplamente em toda indústria e geração de energia.
Schwarzenegger está esperando que eles lancem seus próprios programas de seguro de financiamento para projetos de redução de carbono nos países industrializados e em desenvolvimento. "Eu sei que juntos podemos inaugurar um futuro mais limpo, mais brilhante e mais próspero. Então, eu digo, vamos fazê-lo", disse aos cerca de 1500 representantes de mais de 80 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário