quarta-feira, 13 de julho de 2011

Para compensar perda ambiental, empresas plantam árvores

No período de nove meses, três mil árvores de várias espécies foram plantadas nas calçadas das principais vias de Campo Grande. O plantio, que começou em setembro de 2010, integra o projeto Via Verde - uma das ações do Plano Diretor de Arborização da Capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), existem 154 mil árvores plantadas nas áreas de calçada da cidade.

O chefe da divisão de áreas verdes da secretaria, Orsival Simões Júnior, explica que o principal objetivo do Via Verde é compensar a perda ambiental causada por empresas que iniciam a construção de empreendimentos em áreas que antes eram arborizadas. Desde o início do projeto,  cinco empresas já aderiram e plantaram três mil mudas. “É no momento do licenciamento ambiental que é feito o acordo de compensação, indicando quantas árvores são necessárias e onde as empresas vão plantá-las”, explicou.
Até o momento, 14 ruas da Capital já foram beneficiadas com o plantio das mudas. Orsival Júnior explica que é feito um estudo anterior para verificar a viabilidade de plantação das espécies nos locais - a escolha inicial foi pelas ruas de maior movimento de veículos. “As árvores propiciam diversos benefícios à saúde e ao meio ambiente e o sequestro de carbono solto pelo escapamentos dos carros é um deles”, afirma.

No estudo realizado pela Semadur, verifica-se a necessidade, a espécie adequada, o tamanho da calçada, a presença de outras árvores e também a aceitação dos moradores. “Temos uma conversa prévia com os donos dos imóveis onde as árvores serão plantadas porque precisamos da parceria e precisamos que o morador se comprometa a cuidar da planta”, diz Orsival Júnior. Também é verificado se espécies já plantadas podem continuar no local.

“Muitas vezes a espécie não é adequada e já visualizamos o manejo sustentável. É por isso que há lugares em que há uma muda plantada embaixo de uma já existente”. Orsival Júnior lembra que “infelizmente há muito vandalismo e até 30% das espécies plantadas sofrem com isso”.

População

Algumas das mudas foram plantadas na avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro Santo Antônio. A reportagem flagrou o funileiro Armando Rios, 65 anos, em frente a um dos imóveis beneficiados regando as plantas. Ele não soube informar a espécie das árvores, mas alegremente destacou que “o que não é regado morre e se eles plantaram, temos que cuidar”.

O funileiro ainda dá exemplo maior de cuidado, dizendo que recentemente “vândalos” arrancaram os poucos galhos de uma das três árvores que ele cuida. “Ele a deixou toda torta e eu fui e arrumei direitinho, amarrei o caule porque precisamos dessas árvores”, disse.
De acordo com a Semadur, o plantio das mudas terá continuidade na avenida Três Barras, na região urbana 
do Córrego Bandeira, na avenida dos Cafezais, no Anhanduizinho e na rua Albert Sabin, na região do Lagoa.


O Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) de Campo Grande, implantado em setembro de 2010, prevê diversas ações para organizar, adequar e tratar das árvores da Capital. Sua aplicação está baseada em lei e o prosseguimento das ações deverá ser feito por todos aqueles que forem eleitos para administrar a cidade. 

As metas do plano são a preservação da vegetação em córregos e fundos de vale, canteiros centrais, em áreas institucionais, como escolas e unidades de saúde, áreas de passeio públicas, educação ambiental, preservação da arborização existente e produção de mudas no Viveiro Municipal, que já possui 300 mil mudas de diversas espécies.

Os bairros com maior número de árvores na capital são o Aero Rancho, Moreninhas, Jardim Centro-Oeste, Universitário e Nova Lima.  Segundo a Semadur, as condições das árvores em Campo Grande está assim dividida: 54% está satisfatório, 27% estão em boas condições, 14% estão em estado ruim e 15% em condição considerada “complicada”.

Fonte: CorreiodoEstado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário